Publicação da revista VOCÊ S/A do mês de Julho de 2009 trata de um assunto muito interessante e polêmico, que é a questão de chefias inadequadas, que prejudicam seus subordinados com sua postura. Como se comportar, que postura tomar quanto a esta situação de ser comandado por uma pessoa que não possui habilidades, talvez nem controle emocional para possuir esse cargo. Muitas pessoas assumem cargos de chefia devido sua competência técnica, agilidade na entrega de resultados e a invisibilidade da toxidade desse chefe perante a equipe auxilia na sua permanência frente ao comando. No caso estou tratando desse tema devido o fato de ter vivenciado esse problema no ambiente de trabalho em minha experîência em departamento pessoal, quando vivenciei pessoas sem habilidades de gerenciar colaboradores (capital intelectual) sendo inseridas em cargos de chefia, ocasionando grandes problemas, conflitos dentro da organização e vivenciei quando o chefe inadequado recebeu o feedback de toda organização (mais informações entrar em contato).
E como lidar com essa situação? No artigo da revista citada é orientado tentar abordar esse assunto com a pessoa inadequada (tóxica) com delicadeza e cautela, pois se você tem intenções de permanecer nessa empresa então tem que analisar se é interessante abordar esse assunto com a pessoa, o feedback vai ser determinante para o futuro da relação de vocês dentro da empresa, em casos mais extremos o interessante é você como profissional tentar modificar de organização, procurando maior reconhecimento pessoal, não somente profissional.
Como experiência profissional, cito níveis de rotatividade, afastamentos, absenteísmos como indicios de problemas organizacionais e de uma chefia toxica, que não consegue administrar seu capital intelectual. Gostaria de deixar claro que chefia e liderança são diferentes tanto em definição e em atuação.
Em ANEXO disponibilizarei o levantamento de Custo de Afastamento realizado em contexto empresarial, sendo assim fonte de analise e como indicador de problemas quanto a chefia. Qualquer dúvida e interesse nesse assunto entre em contato.
Tabela Custo Afastamento ( CLIQUE AQUI ) - Para melhor visualização Clique em FULLSCREEN
E como lidar com essa situação? No artigo da revista citada é orientado tentar abordar esse assunto com a pessoa inadequada (tóxica) com delicadeza e cautela, pois se você tem intenções de permanecer nessa empresa então tem que analisar se é interessante abordar esse assunto com a pessoa, o feedback vai ser determinante para o futuro da relação de vocês dentro da empresa, em casos mais extremos o interessante é você como profissional tentar modificar de organização, procurando maior reconhecimento pessoal, não somente profissional.
Como experiência profissional, cito níveis de rotatividade, afastamentos, absenteísmos como indicios de problemas organizacionais e de uma chefia toxica, que não consegue administrar seu capital intelectual. Gostaria de deixar claro que chefia e liderança são diferentes tanto em definição e em atuação.
Em ANEXO disponibilizarei o levantamento de Custo de Afastamento realizado em contexto empresarial, sendo assim fonte de analise e como indicador de problemas quanto a chefia. Qualquer dúvida e interesse nesse assunto entre em contato.
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