quarta-feira, 9 de setembro de 2009

TCC ( Clinico Adulto )

TÉCNICAS COMPORTAMENTAIS

O principio teórico pressupõe que comportamentos de preocupação e medo são aprendidos a partir da interação com modelos autoritários durante o desenvolvimento e inibem as respostas espontâneas e naturas da pessoa, que deixa de expressar suas emoções, evita contatos visuais diretos e teme apresentar suas opiniões aos outros. “O treinamento assertivo é feito pela orientação ao paciente para emitir respostas adequadas em situações especificas ou pelo ensaio comportamental, que é o procedimento típico para o treino da assertividade.”
“Este treinamento assertivo, associado ao relaxamento, tem sido apontado como uma das técnicas mais eficazes no tratamento da fobia e da ansiedade social”.(Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais, paginas 120 e 121).
TÉCNICAS COGNITVA – COMPORTAMENTAL

“Entre as principais aplicações da técnica, estão tratamentos da ansiedade para falar, impulsividade e hiperatividade infantil, modificação de comportamentos inadequados de portadores de esquizofrenia e fobias em crianças”.(Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais, página 122 e 123).
O paciente é treinado para assumir a responsabilidade de tomar decisões em situações difíceis e aprende a lidar com a ansiedade, ao invés de ser protegido contra ela. Essa técnica é especialmente útil para pacientes que apresentam dificuldades para responder em situações diversificadas, pois um de seus objetivos é promover um aprendizado que resulte em generalização para ouras situações problemáticas.” (Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais, pagina 125).
TRANSTORNO DE PÂNICO E AGORAFOBIA
BERNARD RANGÉ E MARCIO A. BERNIK

A experiência de quem tem ataque de pânico é simplesmente aterrorizadora, pois há uma enorme ansiedade na expectativa de que algo assim possa acontecer novamente e que da próxima vez não haja escapatória, contudo, novas crises dessas ocorrem e a peregrinação por hospitais e médicos não pára. Tudo é feito para que isso nunca mais aconteça, até que, finalmente, esse paciente típico acaba chegando a um consultório psiquiátrico ou de psicoterapia comportamental e recebe a informação que se trata de um problema conhecido, comum e tratável: transtorno de pânico.

MAIORES INFORMAÇÕES ENTRAR EM CONTATO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário